sábado, 2 de novembro de 2013

Projeto: Dia do Índio



Escola Mun. Educ. Inf. Ens. Fund. João Bernardo Semeão

Ano Letivo: 2.013



Projeto: Dia do Índio




Tema: Índio, gente como a gente.
  

                                   Projeto Dia do Índio

1-Tema: Índio, gente como agente.


2- Duração: 19/04 a 26/04/13


3- Turmas atendidas: Educação Infantil e Fundamental I


4- Justificativa:

É preciso resgatar a nossa história e conhecer um pouco de nossas raízes.



5- Objetivos:

- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural.



6- Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:

- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.



7- Planejamento:

Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.



8- Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:


Geografia:

- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica

História:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência; - Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

Língua Portuguesa:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
--Jogo da memoria;
- Quebra cabeça.
- Tracejado.

Artes:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um  pouco  da  cultura  indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
- Recorte e colagem;
- Desenho para colorir;
- Confecção de cocar;
- Brincadeiras dirigidas.



9- Formulação de Problemas:


-Questionar em classe:

- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais.



10- Culminância:

- Apresentação dos trabalhos realizados;
- Apresentação de musica com dança: Brincar de Índio.


9- Referencia Bibliográficas:

Ø  PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do professor, datas comemorativas, projetos e murais. Editora: FAPI, 2000.


Ø  RADESPIEL, Maria: Alfabetização sem segredo: Eventos Escolares, Contagem, MG: Editora IEMAR, 2001.





11- Assinatura dos professores responsáveis:


12- Assinatura da Gestora Escolar:


13- Assinatura do pessoal de apoio:




Anexo



















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