Escola Mun. Educ. Inf. Ens. Fund. João Bernardo
Semeão
Ano Letivo: 2.013
Projeto: Dia do Índio
Tema: Índio, gente
como a gente.
Projeto
Dia do Índio
1-Tema:
Índio, gente como agente.
2- Duração:
19/04 a 26/04/13
3- Turmas atendidas: Educação Infantil
e Fundamental I
4-
Justificativa:
É preciso
resgatar a nossa história e conhecer um pouco de nossas raízes.
5- Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história
dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e
costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência
indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar
os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica
e pluricultural.
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do
patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros
povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em
diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais.
7- Planejamento:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
8- Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
Geografia:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do
território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras
regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
História:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua
cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência; - Refletir e
opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.
Língua Portuguesa:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e
descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de
expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do
assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos
textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que
tratem do indígena e seus valores;
--Jogo da memoria;
- Quebra
cabeça.
- Tracejado.
Artes:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da
cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas,
realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do
Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um
pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais
e plásticas um pouco da
cultura indígena, criando objetos
e instrumentos musicais.
- Recorte e colagem;
- Desenho para colorir;
- Confecção de cocar;
- Brincadeiras dirigidas.
9-
Formulação de Problemas:
-Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre
isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a
mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha
brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e
reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se
mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem
indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira?
E nos adornos pessoais.
10- Culminância:
- Apresentação dos trabalhos realizados;
- Apresentação de musica com dança: Brincar de
Índio.
9-
Referencia Bibliográficas:
Ø
PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do
professor, datas comemorativas, projetos e murais. Editora: FAPI, 2000.
Ø
RADESPIEL,
Maria: Alfabetização sem segredo: Eventos Escolares, Contagem, MG: Editora
IEMAR, 2001.
11- Assinatura dos
professores responsáveis:
12-
Assinatura da Gestora Escolar:
13-
Assinatura do pessoal de apoio:
Anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário