sábado, 2 de novembro de 2013

Festa Junina:Projeto

Escola Mun. Educ. Inf. Ens. Fund. João Bernardo Semeão

Ano Letivo: 2.012


Festa Junina:Projeto



Tema: Arraia do João Bernardo Semeão

Projeto

_ Projeto: Festa Junina.

_ Tema: Arraia do João Bernardo Semeão

_ Séries envolvidas: Educação Infantil ao 5º ano.


_ Objetivo Geral:

Ø  Identificar as características das festas juninas, incentivando a participação do trabalho cooperativo, demonstrando atitude de respeito às crianças em diversas situações.    


_ Objetivo Especifico:

Ø  Socializar as crianças e a comunidade;
Ø  Resgatar as tradições das festas juninas e seu valor cultural dentro do folclore brasileiro;
Ø  Perceber a importância do trabalho cooperativo; Desenvolver no aluno o interesse e gosto pela tradição;
Ø  Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São Pedro e São João;
Ø  Desenvolver ritmo, compasso e criatividade;
Ø  Distinguir a diferença dos costumes das festas juninas no Brasil e no mundo;
Ø  Conhecer a vida do homem do campo: costumes, vestuários, ocupações, alimentação, transportes e crenças;
Ø  Conscientizar sobre o perigo de soltar balão;
Ø  Conhecer a história da origem da fogueira de São João.

_Justificativa:

         O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto: “Festas Juninas”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de santo Antônio e terminam no dia 29, no dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São Pedro. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.


_Metodologia:

Ø  Textos: instrucionais, informativos, literários e interpessoais;
Ø  Hora de novidades e surpresas;
Ø  Observações dirigidas de reálias;
Ø  Dramatizações;
Ø  Jogral;
Ø  Poesias;
Ø  Quadrinhos;
Ø  Jogos;
Ø  Recorte e colagem;
Ø  Pintura;
Ø  Confecção de boneco caipira articulado;
Ø  Coordenação viso-motor;
Ø  Montagem de painel com crendices e superstições;
Ø  Atividades matemáticas com problematização;
Ø  Confecções de um caderno de comidas típicas da época;
Ø  Montagem de cartazes e convites;
Ø  Socialização do tema apresentado pelo professor buscando o resgate dos conhecimentos prévios que cada aluno possui sobre o tema abordado;
Ø  Realização de pesquisas por meios livros, revistas e internet;
Ø  Socialização das pesquisas executadas, através de leitura compartilhada, reflexões e debates, acerca do dos questionamentos surgidos;
Ø  Confecção de cartazes, painel, mural, bandeirinhas e balões para a ornamentação do ambiente;
Ø  Trabalhar as palavras chaves por meio de cruzadas e caça-palavras;
Ø  Exibição de vídeos que apresentem característica popular do homem do campo, costumes, crenças e religião;
Ø  Utilização de recursos de multimídias para as apresentações de danças, canções e músicas que fazem parte das comemorações juninas.


_ Conteúdos e temas transversais abordados no projeto:

Ø  Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Religião, Ed. Física, História e Arte.

_ Recursos

Ø  Textos impressos;
Ø  Livro didático;
Ø  Cartolinas;
Ø  Fita crepe;
Ø  Tesoura;
Ø  Barbante;
Ø  Cola;
Ø  Plástico;
Ø  Pistola de cola quente;
Ø  Emborrachado;
Ø  Lápis hidrocor;
Ø  Lápis piloto;
Ø  Papel seda;
Ø  Micro system;
Ø  Aparelho de DVD;
Ø  Caixa amplificada;
Ø  Impressora.

_Materiais necessários para realização do Projeto:

Ø  Ornamentação da escola:
_ 6 metros de plásticos (cores variadas)
     _ 3 balão (grande)
     _ 6 EVA (vermelho, preto, marrom,amarelo, azul e verde)

Ø  Prêmios para as brincadeiras:
_ Rainha do milho (estojo de maquiagem)
     _ Concurso de forró (2 CDs de forró)

    Estandarte:
 _ 02 bonecos caipira (EVA);
_ 01 fogueira(EVA);
      _ 02 emborrachado listrados;
      _ 03 m de tecido (chita);
      _ 02 m de estopa.

Ø  Materiais para o lanche:
_ 06 milho para pipoca;
     _ 02 farinhas de trigo;
     _ 06 K de açúcar;
     _ 1 caixa de ovos;
     _ 02 margarina 500g;
     _ 10 cocos;
     _ 04 milhos de mungunzás;
     _ 03 leite moças;
     _ 02 canela em pó;
     _ 03 garrafas de leite de coco;
     _ 02 fubá;
     _ 02 kit de refrigerante.

Para servir:
_01 pacote de copos descartáveis;
     _ 05 pacotes de guardanapos;
    _  80 pratinhos descartáveis.
 
_ Culminância

Ø  Exposição de todos os trabalhos feitos relacionados ao tema: Arraia do João Bernardo Semeão;
Ø  Brincadeiras: Pescaria, Bola na lata, Jogo de argolas;
Ø  Concurso da dança do casal de forró (4º ano, Ismael e Beatriz);
Ø  Desfile da Rainha do milho (2º ano, Rayssa Karliane);
Ø  Apresentações:
·         Música: A fogueira. (Pré I e II);
·        Dança: Mulher rendeira. (1º e 2º ano);
·         Dança: Rala coco. (3º e 4º ano);
·         Dança: Peneira. (4º e 5º ano);
·                    
Ø  Comidas e bebidas típicas.

_ Avaliação

Ø  Durante a execução do projeto será observado continuamente o desempenho e a participação do educando nas atividades propostas, fazendo uma analogia do comportamento antes e depois da realização dos trabalhos.


_Convidados para Culminância do Projeto

Ø  Alunos (manhã e tarde);
Ø  Funcionários da escola;
Ø  Secretario de Educação: José Cosmo;
Ø  Equipe pedagógica  da Secretaria de Educação;
Ø  Prefeito: José Constâncio.

_ Referencias:

Ø  ELIZABETH, Maria B. de Almeida: “Tecnologias trazem o mundo para escola, 2008”. Disponível no Portal do Professor, no site: HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?dEdicao=2&idcategoria=8

Ø  PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do professor, datas comemorativas, projetos e murais. Editora: FAPI, 2000.

Ø  RADESPIEL, Maria: Alfabetização sem segredo: Eventos Escolares, Contagem, MG: Editora IEMAR, 2001.








        Assinatura dos professores responsáveis





       Assinatura da responsável da escola:





       Assinatura do pessoal de apoio:











Anexo





















Nenhum comentário:

Postar um comentário