Escola Mun. Educ. Inf. Ens. Fund. João Bernardo Semeão
Ano Letivo: 2.012
Festa Junina:Projeto
Tema: Arraia do João Bernardo
Semeão
Projeto
_ Projeto: Festa
Junina.
_ Tema: Arraia do
João Bernardo Semeão
_ Séries envolvidas:
Educação Infantil ao 5º ano.
_ Objetivo Geral:
Ø
Identificar as características das festas
juninas, incentivando a participação do trabalho cooperativo, demonstrando
atitude de respeito às crianças em diversas situações.
_ Objetivo
Especifico:
Ø
Socializar as crianças e a comunidade;
Ø Resgatar
as tradições das festas juninas e seu valor cultural dentro do folclore
brasileiro;
Ø Perceber
a importância do trabalho cooperativo; Desenvolver no aluno o interesse e gosto
pela tradição;
Ø Conhecer
a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São Pedro e São João;
Ø Desenvolver
ritmo, compasso e criatividade;
Ø Distinguir
a diferença dos costumes das festas juninas no Brasil e no mundo;
Ø Conhecer
a vida do homem do campo: costumes, vestuários, ocupações, alimentação,
transportes e crenças;
Ø Conscientizar
sobre o perigo de soltar balão;
Ø Conhecer
a história da origem da fogueira de São João.
_Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um
grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto: “Festas Juninas”. O mês é
marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia
de santo Antônio e terminam no dia 29, no dia de São Pedro. O auge das festas
acontece entre os dias 23 e 24, dia de São Pedro. As pessoas soltam fogos de
artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para
jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
_Metodologia:
Ø
Textos: instrucionais, informativos, literários
e interpessoais;
Ø
Hora de novidades e surpresas;
Ø
Observações dirigidas de reálias;
Ø
Dramatizações;
Ø
Jogral;
Ø
Poesias;
Ø
Quadrinhos;
Ø Jogos;
Ø Recorte
e colagem;
Ø Pintura;
Ø Confecção
de boneco caipira articulado;
Ø Coordenação
viso-motor;
Ø Montagem
de painel com crendices e superstições;
Ø Atividades
matemáticas com problematização;
Ø Confecções
de um caderno de comidas típicas da época;
Ø Montagem
de cartazes e convites;
Ø Socialização
do tema apresentado pelo professor buscando o resgate dos conhecimentos prévios
que cada aluno possui sobre o tema abordado;
Ø Realização
de pesquisas por meios livros, revistas e internet;
Ø Socialização
das pesquisas executadas, através de leitura compartilhada, reflexões e
debates, acerca do dos questionamentos surgidos;
Ø Confecção
de cartazes, painel, mural, bandeirinhas e balões para a ornamentação do
ambiente;
Ø Trabalhar
as palavras chaves por meio de cruzadas e caça-palavras;
Ø Exibição
de vídeos que apresentem característica popular do homem do campo, costumes,
crenças e religião;
Ø Utilização
de recursos de multimídias para as apresentações de danças, canções e músicas
que fazem parte das comemorações juninas.
_ Conteúdos e
temas transversais abordados no projeto:
Ø
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências,
Geografia, Religião, Ed. Física, História e Arte.
_ Recursos
Ø
Textos impressos;
Ø
Livro didático;
Ø
Cartolinas;
Ø
Fita crepe;
Ø
Tesoura;
Ø
Barbante;
Ø
Cola;
Ø
Plástico;
Ø
Pistola de cola quente;
Ø
Emborrachado;
Ø
Lápis hidrocor;
Ø
Lápis piloto;
Ø
Papel seda;
Ø
Micro system;
Ø
Aparelho de DVD;
Ø
Caixa amplificada;
Ø
Impressora.
_Materiais necessários para
realização do Projeto:
Ø Ornamentação
da escola:
_ 6 metros de plásticos (cores variadas)
_ 3 balão
(grande)
_ 6 EVA
(vermelho, preto, marrom,amarelo, azul e verde)
Ø Prêmios
para as brincadeiras:
_ Rainha do milho (estojo de maquiagem)
_ Concurso de forró
(2 CDs de forró)
➢
Estandarte:
_
02 bonecos caipira (EVA);
_ 01 fogueira(EVA);
_ 02
emborrachado listrados;
_ 03 m de tecido
(chita);
_ 02 m de
estopa.
Ø Materiais
para o lanche:
_ 06 milho para pipoca;
_ 02 farinhas de
trigo;
_ 06 K de açúcar;
_ 1 caixa de
ovos;
_ 02 margarina
500g;
_ 10 cocos;
_ 04 milhos de
mungunzás;
_ 03 leite moças;
_ 02 canela em
pó;
_ 03 garrafas de
leite de coco;
_ 02 fubá;
_ 02 kit de
refrigerante.
Para servir:
_01 pacote de copos descartáveis;
_ 05 pacotes de
guardanapos;
_ 80 pratinhos descartáveis.
_ Culminância
Ø
Exposição de todos os trabalhos feitos
relacionados ao tema: Arraia do João Bernardo Semeão;
Ø
Brincadeiras: Pescaria, Bola na lata, Jogo de
argolas;
Ø
Concurso da dança do casal de forró (4º ano,
Ismael e Beatriz);
Ø
Desfile da Rainha do milho (2º ano, Rayssa
Karliane);
Ø
Apresentações:
·
Música: A fogueira. (Pré I e II);
·
Dança:
Mulher rendeira. (1º e 2º ano);
·
Dança: Rala coco. (3º e 4º ano);
·
Dança: Peneira. (4º e 5º ano);
·
Ø
Comidas e
bebidas típicas.
_ Avaliação
Ø
Durante a execução do projeto será observado
continuamente o desempenho e a participação do educando nas atividades
propostas, fazendo uma analogia do comportamento antes e depois da realização
dos trabalhos.
_Convidados para Culminância do Projeto
Ø
Alunos (manhã e tarde);
Ø
Funcionários da escola;
Ø
Secretario de Educação: José Cosmo;
Ø
Equipe pedagógica da Secretaria de Educação;
Ø
Prefeito: José
Constâncio.
_
Referencias:
Ø
ELIZABETH, Maria B. de Almeida: “Tecnologias trazem o mundo para escola,
2008”. Disponível no Portal do Professor, no site: HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?dEdicao=2&idcategoria=8
Ø
PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do professor, datas comemorativas, projetos e murais.
Editora: FAPI, 2000.
Ø
RADESPIEL, Maria: Alfabetização sem segredo: Eventos Escolares, Contagem, MG: Editora
IEMAR, 2001.
–
Assinatura dos professores
responsáveis
– Assinatura da
responsável da escola:
– Assinatura do
pessoal de apoio:
Anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário