sábado, 2 de novembro de 2013

Projeto: Emancipação Política do Município de Riachão do Poço

Escola Mun. Educ. Inf. Ens. Fund. João Bernardo Semeão

Ano Letivo: 2.013



Projeto: Emancipação Política do Município de Riachão do Poço






Tema: Aniversário do Município de Riachão do Poço

 

 

Projeto: Emancipação Política do Município de Riachão do Poço

 

 

-TEMA: Aniversário do Município de Riachão do Poço

-TURMA: Educação Infantil e Fundamental I

- PERIADO: 29/04 a 03/05/2013

- ÁREA DE TRABALHO: História, Geografia, Matemática, Artes, Ensino Religioso, Ciência e Português.

 - JUSTIFICATIVA:

A emancipação política do município para a sua população é considerada algo muito importante, já que é a partir desse momento que o município ganha sua liberdade social, econômica e política; e também para construir sua cultura e seus próprios valores. Então por sermos membros integrantes dessa população e consideramos uma data tão especial para todos nós e também por ser um momento oportuno para as crianças conhecerem a história do seu município desenvolvemos este projeto. Conhecer a história do seu município é conhecer sua própria história, já que a grande maioria nasceu nesta terra e seus familiares também. Por isso é de grande relevância conhecer como tudo começou e como tudo vem se desenvolvendo.


 - OBJETIVO GERAL:

Oportunizar as crianças a aquisição de conhecimentos sistematizados sobre a origem e desenvolvimento do nosso município.


 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Conhecer a origem do município;
·       Instruir alunos para que sejam capazes de contar a história de seu município;
·       Preparar alunos para o resgate dos valores históricos do município;
·       Capacitar alunos para a divulgação da história do município;
·       Criar possibilidades para que os alunos participem das festas tradicionais do município;
·       Identificar as cores da bandeira do município;
·       Apreciar a letra do Hino do município e interpretá-lo;
·       Conhecer o desenvolvimento do espaço político-geográfico;
·       Desenvolver a expressão oral e escrita.
·       Reconhecer a importância do trabalho consciente dos políticos para o desenvolvimento do nosso município.

  
 - CONTEÚDOS:

·       Origem do município;
·       Símbolos do Município:  Bandeira,  Hino, Brasão;
·       Relevo, clima e vegetação;
·       Espaço urbano e espaço rural:
·       Festa popular;
·       Espaço físico e geográfico:
·       O município: ontem e hoje;
·       Os poderes executivos e legislativos do município;
·       Como se desenvolver um município.

 - PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:

·       Levantamento do conhecimento prévio do aluno;
·       Leitura e produção de texto;
·       Produção de cartazes e painéis com produção dos alunos;
·       Pesquisa de campo, dicionário, cotidiano familiar;
·       Observação de mapa e lista de palavras;
·       Estudo de símbolos do município – Mapa, bandeira e brasão;
·       Exposição oral sobre a origem do município;
·       Apresentação da bandeira do município e exploração oral do seu surgimento, das cores e do símbolo que ela traz;
·       Pintura da bandeira do município;
·       Leitura e interpretação do Hino do município;
·       Conhecimento do autor da letra e da musica do hino do município;
·       Conversa informal sobre o espaço politico-geográfico do município;
·       Realização de um passeio pela cidade;
·       Discussão sobre o que viram e apreciaram;
·       Representação do que mais gostaram do passeio através de desenho;
·       Montagem de um mural com fatos e historias do município: antes e hoje;
·       Visitar a prefeitura municipal e a Câmara de Vereadores para apreciação de galeria de fotos;
·       Apresentação e exploração dos personagens da galeria de fotos da prefeitura e da Câmara Municipal;
·       Apresentação de cartazes com fotos e os respectivos nomes dos representantes do poder executivo e legislativo;
·       Identificação do nome do atual prefeito do município;
·       Exposição oral sobre o trabalho desenvolvido pelas políticas do município;
·       Reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelos políticos do nosso município pra o crescimento social, econômico, político e geográfico;
·       Apresentação de um acróstico com o nome: Riachão do Poço, interpretado e coreografado pelas crianças;
·       Conhecer, debater e produzir conhecimento a cerca do município;
·       Construção de maquete do município;
·       Desenvolver uma aula onde os alunos relatem o que aprendeu da história do município; utilizando microfone, caixa amplificada, TV e aparelho de DVD.



MÍDIAS UTILIZADAS:

·    Vídeos;
·    Microfone;
·    Caixa amplificada;
·    TV e aparelho de DVD;
·    Impressora;
·    Internet;
·    Atividades impressas.


  - AVALIAÇÃO:

Através da observação do comportamento discente irei avaliar se o mesmo desenvolveu as competências e habilidades, descobrindo assim o quanto cada um alcançou dos objetivos de aprendizagem a que propôs naquele determinado período.


  
-CONSIDERAÇÕES FINAIS

   Contudo, com a metodologia de projeto implantado nas escolas, a educação deixa de ser centrada em conteúdos disciplinares e passa a ser centrada no desenvolvimento de competências e habilidades discentes, possibilitando uma educação não centrada no ensino e sim centrada na aprendizagem. A educação deixa de ser centrada no professor e passa a ser centrada no aluno, deixando de ser algo passivo para o aluno e passa a ser algo que ele ativamente participa.


 - CULMINÂNCIA:

·    Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula;
·           Sessão de vídeo com pipoca (fotos dos principais pontos históricos da cidade).



REFERÊNCIAS:

     Ø Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos: temas transversais/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.


  Ø ELIZABETH, Maria B. de Almeida: “Tecnologias trazem o mundo para escola, 2008”. Disponível no Portal do Professor, no site: HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?dEdicao=2&idcategoria=8

Ø PINTO, Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do professor, datas comemorativas, projetos e murais. Editora: FAPI, 2000.

Ø RADESPIEL, Maria: Alfabetização sem segredo: Eventos Escolares, Contagem, MG: Editora IEMAR, 2001.




_Colaboradores:

______________________________________
Ana Lúcia Palmeira Silva



_______________________________________
Jakeline Brito da Silva



________________________________________
Josineide Pereira de Luna



_______________________________________
Jarcira Gonçalves Vicente



______________________________________
Maria Inete da Costa Santos



_______________________________________
Maria do Socorro V. Nascimento



_______________________________________
Berenice Araújo de Oliveira



______________________________________
Fábia Heloise N. Marques



______________________________________
André José Pereira





Anexo

























Nenhum comentário:

Postar um comentário