Escola
Mun. Educ. Inf. Ens. Fund. João Bernardo Semeão
Ano Letivo:
2.013
Projeto: Emancipação
Política do Município de Riachão do Poço
Tema:
Aniversário do Município de Riachão do Poço
Projeto: Emancipação Política do Município de Riachão do Poço
-TEMA: Aniversário do Município de
Riachão do Poço
-TURMA: Educação Infantil e Fundamental I
- PERIADO: 29/04 a 03/05/2013
- ÁREA DE TRABALHO: História, Geografia, Matemática,
Artes, Ensino Religioso, Ciência e Português.
- JUSTIFICATIVA:
A emancipação política do município
para a sua população é considerada algo muito importante, já que é a partir
desse momento que o município ganha sua liberdade social, econômica e política;
e também para construir sua cultura e seus próprios valores. Então por sermos
membros integrantes dessa população e consideramos uma data tão especial para
todos nós e também por ser um momento oportuno para as crianças conhecerem a
história do seu município desenvolvemos este projeto. Conhecer a história do
seu município é conhecer sua própria história, já que a grande maioria nasceu
nesta terra e seus familiares também. Por isso é de grande relevância conhecer
como tudo começou e como tudo vem se desenvolvendo.
- OBJETIVO GERAL:
Oportunizar as crianças a aquisição de
conhecimentos sistematizados sobre a origem e desenvolvimento do nosso
município.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer
a origem do município;
· Instruir
alunos para que sejam capazes de contar a história de seu município;
· Preparar alunos
para o resgate dos valores históricos do município;
· Capacitar alunos
para a divulgação da história do município;
· Criar
possibilidades para que os alunos participem das festas tradicionais do
município;
· Identificar
as cores da bandeira do município;
· Apreciar a letra do
Hino do município e interpretá-lo;
· Conhecer o
desenvolvimento do espaço político-geográfico;
· Desenvolver a
expressão oral e escrita.
· Reconhecer a
importância do trabalho consciente dos políticos para o desenvolvimento do
nosso município.
- CONTEÚDOS:
· Origem
do município;
· Símbolos do
Município: Bandeira, Hino, Brasão;
· Relevo, clima e
vegetação;
· Espaço urbano e
espaço rural:
· Festa popular;
· Espaço físico e
geográfico:
· O município: ontem
e hoje;
· Os poderes
executivos e legislativos do município;
· Como se desenvolver
um município.
- PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:
· Levantamento
do conhecimento prévio do aluno;
· Leitura
e produção de texto;
· Produção de
cartazes e painéis com produção dos alunos;
· Pesquisa de campo,
dicionário, cotidiano familiar;
· Observação de mapa
e lista de palavras;
· Estudo de símbolos
do município – Mapa, bandeira e brasão;
· Exposição
oral sobre a origem do município;
· Apresentação da
bandeira do município e exploração oral do seu surgimento, das cores e do
símbolo que ela traz;
· Pintura da bandeira
do município;
· Leitura e
interpretação do Hino do município;
· Conhecimento do
autor da letra e da musica do hino do município;
· Conversa informal
sobre o espaço politico-geográfico do município;
· Realização de um
passeio pela cidade;
· Discussão sobre o
que viram e apreciaram;
· Representação do
que mais gostaram do passeio através de desenho;
· Montagem de um
mural com fatos e historias do município: antes e hoje;
· Visitar a
prefeitura municipal e a Câmara de Vereadores para apreciação de galeria de
fotos;
· Apresentação e
exploração dos personagens da galeria de fotos da prefeitura e da Câmara
Municipal;
· Apresentação de
cartazes com fotos e os respectivos nomes dos representantes do poder executivo
e legislativo;
· Identificação do
nome do atual prefeito do município;
· Exposição oral
sobre o trabalho desenvolvido pelas políticas do município;
· Reconhecimento do
importante trabalho desenvolvido pelos políticos do nosso município pra o
crescimento social, econômico, político e geográfico;
· Apresentação de um
acróstico com o nome: Riachão do Poço, interpretado e coreografado pelas
crianças;
· Conhecer, debater e
produzir conhecimento a cerca do município;
· Construção
de maquete do município;
· Desenvolver uma
aula onde os alunos relatem o que aprendeu da história do município; utilizando
microfone, caixa amplificada, TV e aparelho de DVD.
MÍDIAS UTILIZADAS:
· Vídeos;
· Microfone;
· Caixa
amplificada;
· TV
e aparelho de DVD;
· Impressora;
· Internet;
· Atividades
impressas.
- AVALIAÇÃO:
Através da observação do comportamento discente irei
avaliar se o mesmo desenvolveu as competências e habilidades, descobrindo assim
o quanto cada um alcançou dos objetivos de aprendizagem a que propôs naquele
determinado período.
-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Contudo, com a
metodologia de projeto implantado nas escolas, a educação deixa de ser centrada
em conteúdos disciplinares e passa a ser centrada no desenvolvimento de
competências e habilidades discentes, possibilitando uma educação não centrada
no ensino e sim centrada na aprendizagem. A educação deixa de ser centrada no
professor e passa a ser centrada no aluno, deixando de ser algo passivo para o
aluno e passa a ser algo que ele ativamente participa.
- CULMINÂNCIA:
· Exposição
dos trabalhos realizados em sala de aula;
·
Sessão
de vídeo com pipoca (fotos dos principais pontos históricos da cidade).
REFERÊNCIAS:
Ø Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º
e 4º ciclos: temas transversais/Secretária de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 2001.
Ø ELIZABETH,
Maria B. de Almeida: “Tecnologias trazem o mundo para escola, 2008”.
Disponível no Portal do Professor, no site:
HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?dEdicao=2&idcategoria=8
Ø PINTO,
Gerusa Rodrigues. Dia-a-dia do professor, datas comemorativas, projetos e
murais. Editora: FAPI, 2000.
Ø RADESPIEL,
Maria: Alfabetização sem segredo: Eventos Escolares, Contagem, MG:
Editora IEMAR, 2001.
_Colaboradores:
______________________________________
Ana Lúcia Palmeira Silva
_______________________________________
Jakeline Brito da Silva
________________________________________
Josineide Pereira de Luna
_______________________________________
Jarcira Gonçalves Vicente
______________________________________
Maria Inete da Costa Santos
_______________________________________
Maria do Socorro V. Nascimento
_______________________________________
Berenice Araújo de Oliveira
______________________________________
Fábia Heloise N. Marques
______________________________________
André José Pereira
Anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário